quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os canais de comunicação

Olá leitores! A postagem de hoje falará um pouco mais sobre os canais de comunicação. Na hora de se transmitir uma mensagem, eles são essenciais para que o objetivo final seja alcançado, afinal, cada meio de comunicação pode atingir a públicos alvos diferentes, assim como pode adaptar-se aos recursos que a empresa dispõe para realizar a comunicação.


Mas enfim, o que é um meio de comunicação? Ele nada mais é do que um instrumento ou a forma de conteúdo que é utilizado para realizar a comunicação. Existem diversos meios comunicacionais, pode-se escolher a televisão, os jornais, um anúncio numa revista, um discurso, uma propaganda numa rádio... Enfim, desde uma propaganda boca a boca até um grande anúncio, o que não faltam são opções de canais. A dificuldade está em saber escolhe-los bem, pois são muito influentes na mensagem que é interpretada pelo receptor, ou seja, na comunicação com o público alvo.
Como devo escolher o canal de comunicação e quais fatores influenciam nessa decisão? A dimensão e a distribuição do mercado consumidor e a sua natureza são os primeiros fatores que pesam nessa estratégia. Conhecer o publico alvo, saber sua quantidade e o seu perfil são pontos fundamentais. A característica da mensagem também, se ela é de natureza formal ou informal, se é informativa ou persuasiva. Depois é necessário pesquisar a concorrência, se ainda existe algum canal não explorado ou que não esteja sendo bem explorado. E então os recursos disponíveis da empresa, se ela está numa posição favorável que possibilita a utilização de grandes meios de comunicação, ou se se faz necessário o uso de canais menores.
Muita pesquisa e muito conhecimento estão relacionados com essa escolha, que é, sem dúvidas, uma das mais importantes dentro do processo de comunicar-se estrategicamente, e muitas empresas falham justamente nesse quesito, não adaptando os meios à mensagem e ao receptor. Por tanto, fiquem atentos na hora de escolher os seus canais e até a próxima postagem!



Fontes:
• - http://student.dei.uc.pt/~jaco/apres_mkt/mkt_6.html
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário