quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comunicação Não-Verbal




Olá leitores!
Nessa nova postagem iremos falar sobre outro ramo da comunicação que ainda não foi abordado em nosso blog e que merece bastante atenção, sendo um tipo de comunicação que está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia. Iremos falar agora, um pouco sobre a Comunicação Não-Verbal.

Comunicação não-verbal, é aquela que não é feita com sinais verbais, fala ou escrita.

A simbologia é uma das formas deste tipo de comunicação, podendo ser: sinalizações, logotipos, ícones, gestos, expressões, ou seja, são símbolos constituídos basicamente de cores, formas e tipografia. Ao combinarmos esses elementos, possivelmente formaremos idéias e conceitos de forma figurativa ou abstrata, abrindo a possibilidade de mais de um pensamento, que dependerá do grau de conhecimento de cada pessoa acerca do assunto tratado.

Um ponto interessante dentro desse tipo de comunicação, é que ela representa a primeira impressão de uma pessoa, levando-se em conta que nossos gestos dizem muito a respeito de nossa personalidade. Se possuirmos gestos desleixados e rápidos irá transparecer a idéia de descontração e jovialidade, entretanto, se possuirmos gestos assertivos e leves irá transparecer a idéia de seriedade e segurança.

Na interação pessoal, os movimentos faciais e corporais são também determinantes para que o processo de comunicação seja eficiente. A seguir iremos citar alguns movimentos, que muitas vezes são involuntários, mas que intereferem na transmissão da mensagem:

1) Expressão facial: não é fácil avaliar as emoções de alguém apenas a partir da sua expressão. Por vezes os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos.
2) Movimento dos olhos: Tem papel muito importante na comunicação. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, ameaça ou provocação. Desviar os olhos quando o emissor fala é uma atitude que tanto pode transmitir a idéia de submissão como a de desinteresse.
3) Comportamentos não-verbais da voz: a entoação (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicação. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.
4) Aparência: a aparência de uma pessoa, reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Projetando o que são, e como gostariam de ser tratadas.

Tais gestos e expressões influenciarão em momentos decisivos de nossas vidas, como por exemplo, entrevista de emprego então, é imprescindível que saibamos utilizar esse tipo de comunicação de forma estratégica, com o intuito de atingir o objetivo traçado.

Saiba mais:
http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário