segunda-feira, 27 de junho de 2011

As vezes não comunicar é a estratégia!



Olá leitores!
Estamos aqui sempre falando da importância da comunicação, no aspecto de mantê-la sempre em vigor, em prática, baseado numa estratégia, mas será que não há casos em que o “truque” é justamente manter essa informação em segredo, evitando, portanto, os meios comunicativos?
A verdade é que todas as organizações possuem segredos de negócio e, portanto, informações estratégicas que não podem ser comentadas, divulgadas, apresentados em trabalhos acadêmicos sem autorização, em eventos comerciais, em locais públicos, como, por exemplo, numa conversinha com um taxista, entre outros.
A Apple, por exemplo, é uma empresa que preza muito pelo sigilo de suas informações, sendo, principalmente os aspectos referentes aos produtos, mantidos secretos até entre os próprios funcionários. Chega ao ponto que nem aqueles que trabalham na linha de montagem sabem a “cara final” que terá um lançamento da marca. A busca por reter as informações dentro da empresa é máxima, de forma que os trabalhadores ao serem contratados têm que assinar acordo de confidencialidade, sendo proibidos inclusive de comentar com cônjuges e parentes; ao deixar as fábricas é verificado se estão portando algum aparelho metálico; várias empresas terceirizadas entregam peças para confecção do produto, entre outras medidas.
Com isso, percebe-se que, apesar da a quantidade e qualidade da tecnologia utilizada dentro da organização visando a contenção do vazamento de informações por meio dos sistemas tecnológicos, é mais fundamental o cuidado com retenção por parte das pessoas.
Nota-se, portanto, que é preciso para o sucesso de uma organização, não só cuidar devidamente da parte da comunicação, como também da falta dela. Impedir o vazamento de informação é uma estratégia importante para manter a diferenciação do produto, bem como a inovação e pioneirismo.


Leia mais: http://www.cbsi.com.br/artigos/pessoas.htm

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