segunda-feira, 27 de junho de 2011

Comunicação no São João

Já que estamos no período junino, vamos tratar de um tema fundamental para o sucesso das festividades. Ah! Vocês não acharam que a comunicação ia ficar de fora da festa, né?



Para começar, todas essas associações que são feitas, referindo-se a este período do ano, devem-se à comunicação. Aprende-se, desde pequenos, a conhecer e valorizar os atrativos do período junino. Nossas famílias, a televisão, a internet e o jornal , por exemplo, passam a ideia de valorização da festa como um grande patrimônio cultural do povo brasileiro, em especial o povo que habita as regiões interioranas do país. Dançar um forrozinho, especialmente nesta época, embalado ao sabor dos quitutes típicos da época como canjica, pamonha e amendoim, entre outros, representa o viver o são João na sua plenitude. Não podemos deixar de citar também a força “sobrenatural” que nos impulsiona para o interior, principalmente devido à grandiosidade das festividades lá encontradas. E as justificativas para todas essas questões, queridos leitores, se encontram na busca pelo lucro, apoiadas, claro, como já dito, pela comunicação.

É comum, por exemplo, a comunicação através de anúncios valorizando as comidas típicas, a dança e as festas, tudo, para atrair mais turistas. Assim, esta festividade virou mais uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do mercado, principalmente das pequenas cidades. ”Na Bahia, por exemplo, o Governo do Estado vai investir quase R$ 10 milhões na festa junina deste ano, incluindo”: divulgação em feiras e em eventos de turismo em todo o país, contratação de atrações. Tudo passando por uma prévia estratégia de planejamento, tendo, inclusive, ocorrido reuniões de autoridades a fim de atrair um número maior de visitantes para o estado durante o mês de junho.

Como se pode perceber, querido leitor, nosso tão esperado São João conta com um forte elenco de ações estratégicas que inclui planejamento, comunicação e logística que não só reforça as tradições do período, como divulgam e suscitam o desejo maior pelas festividades e produtos oferecidos. Além de, claro, mover milhões de reais, aquecendo a economia do país, principalmente a das cidades do interior do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário