sábado, 18 de junho de 2011

Confira os Seis degraus para agregar valor à marca através da comunicação. Fique Ligado!

Não é novidade para nenhum empresário o fato de o valor de uma marca ser construído através da comunicação, principalmente, aquela transmitida boca a boca.

No entanto, o consumidor moderno não está mais interessado apenas na marca em si, o perfil dele ficou mais crítico, devido à facilidade de acessar informações nos dias atuais. O meio ambiente e a sustentabilidade se tornaram assuntos que interferem ativamente no vínculo entre consumidores e marca.

Vamos então, conhecer os Seis Degraus para alcançar uma boa comunicação através da marca!


1º degrau: Percepção
A empresa deve criar um observatório, com o intuito de monitorar as ações internas e externas, situando-as em relação aos seus concorrentes, delineando o comportamento e verificando como os seus produtos estão sendo recebidos.

2º degrau: Questões públicas
Consistem em mapear o público da empresa. Que podem variar de clientes, empregados, fornecedores, sindicatos, imprensa, comunidade. Dependendo da atividade-fim da instituição. A dimensão que se quer dar à marca (local, regional ou global) está incluso nesta etapa.

3º degrau: A mensagem
Aqui será definido os estilos e estruturação das mensagens a serem transmitidas aos públicos. O que a marca deve dizer ao consumidor/cliente? E aos colaboradores? O que o fornecedor deve conhecer a respeito da empresa? São questões que devem ser abordadas nesta etapa do processo.

4º degrau: O(s) meio(s)
Você sabe o que dizer, mas falta saber como dizer. A mensagem deve chegar até o público sem distorções e de maneira perfeitamente compreensível. Sabendo também se adequar a diferentes públicos-alvo.

5º degrau: Questões financeiras
Todo investimento deve ser bem detalhado financeiramente, e a comunicação não foge a essa regra. Um orçamento detalhado, pesando os valores do investimento e os benefícios esperados, é importante nos momentos de decisão.

6º degrau: Avaliação
Com o plano da comunicação posto em prática, chega a hora de avaliar. Os objetivos esperados foram atingidos? As mensagens chegaram até os públicos sem distorções? Tudo deve ser mensurado, demonstrando que valeu a pena cada centavo investido.


Concluo essa postagem, com uma mensagem que resume muito do que já foi dito.

"As maiores empresas têm na comunicação o componente mais importante dos relacionamentos; sempre digo que para se ter relacionamentos excelentes, é necessário haver uma comunicação excelente", Paulo Nassar.

Saiba Mais: http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/veja-os-6-degraus-para-agregar-valor-a-marca-atraves-da-comunicacao/40304/

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